Itaperuna Contra Dengue

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Colocaremos uma série de "Como eliminar focos" aqui em nosso Blog.


Coloque areia no prato dos vasos de plantas. 1 – Coloque areia no prato dos vasos de plantas.

 Mantenha os ralos limpos jogando água sanitária ou desinfetante semanalmente. 2 - Mantenha os ralos limpos jogando água sanitária ou desinfetante semanalmente. Verifique a existência de entupimento. Se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.

Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água.  3 - Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.

Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais. 4 - Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. Não jogue lixo em terrenos baldios.


Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão os utensílios usados. 5 - Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.

Troque diariamente a água dos bebedouros de animais. 6 - Troque diariamente a água dos bebedouros de animais e aves e limpe-os com escova ou bucha.

Amanhã tem mais.

Fonte: Rio Contra Dengue

sábado, 22 de dezembro de 2012

Sintomas da Dengue

Dengue Clássica

Febre alta com início súbito.
Forte dor de cabeça.
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
Perda do paladar e apetite.
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
Náuseas e vômitos·
Tonturas.
Extremo cansaço.
Moleza e dor no corpo.
Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica
 
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
Dores abdominais fortes e contínuas.
Vômitos persistentes.
Pele pálida, fria e úmida.
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Manchas vermelhas na pele.
Sonolência, agitação e confusão mental.
Sede excessiva e boca seca.
Pulso rápido e fraco.
Dificuldade respiratória.
Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. 

PREVINA-SE!!!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Porque 10 minutos por semana



















Você sabia que com apenas 10 minutos por semana você pode afastar o perigo da dengue? 
O mosquito vive dentro de nossas casas. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos.

Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto.

Por que uma vez por semana?

O ciclo de vida do mosquito da dengue, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.















        

Dengue: o perigo pode estar dentro da sua casa

Como o mosquito transmissor da dengue tem hábitos domésticos, 80% dos seus focos estão dentro das residências


Transmissor da dengue, o Aedes aegypti é um mosquito oportunista e, por isso mesmo, perigoso. Ele é um mosquito que vive dentro ou ao redor de domicílios e locais frequentados por pessoas. Sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional e em locais de ocupação desordenada. Como ele tem hábitos domésticos, 80% dos seus focos estão nas residências (dentro e fora da casa). Ou seja, o perigo pode estar dentro de sua casa!

Isso mesmo! Em ambientes domésticos as fêmeas do Aedes aegypti encontram mais facilmente alimentação e locais para desovar. Ele faz isso tanto em grandes reservatórios de água – caixas d’água, galões e tonéis – quanto em pequenos – vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo e bandejas de ar-condicionado, entre outros. Por isso, as ações preventivas de eliminação de focos dependem do seu empenho e do de toda a população.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Não importa onde...

  • Na sua Casa
  • No Local de Trabalho
  • Na Escola
  • Em Espaços Públicos
  • Em Qualquer Lugar
Não impota a época do ano, tendo água acumulada, o mosquito se reproduz, aumentando o risco de novas epidemias!