Como o mosquito transmissor da dengue tem hábitos domésticos, 80% dos seus focos estão dentro das residências
Transmissor da dengue, o Aedes aegypti é um mosquito oportunista e, por isso mesmo, perigoso. Ele é um mosquito que vive dentro ou ao redor de domicílios e locais frequentados por pessoas. Sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional e em locais de ocupação desordenada. Como ele tem hábitos domésticos, 80% dos seus focos estão nas residências (dentro e fora da casa). Ou seja, o perigo pode estar dentro de sua casa!
Isso mesmo! Em ambientes domésticos as fêmeas do Aedes aegypti encontram mais facilmente alimentação e locais para desovar. Ele faz isso tanto em grandes reservatórios de água – caixas d’água, galões e tonéis – quanto em pequenos – vasos de plantas, calhas, garrafas, lixo e bandejas de ar-condicionado, entre outros. Por isso, as ações preventivas de eliminação de focos dependem do seu empenho e do de toda a população.
Na prática, isso significa criar e manter uma rotina para impedir que o Aedes aegypti encontre, dentro de sua residência, locais propícios para se procriar. Com 10 minutos por semana você poderá fazer isso. Parece pouco, mas este intervalo é determinado pelo ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue. Como este ciclo leva, do ovo até a fase adulta, cerca de 7 a 10 dias, se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, será possível evitar o nascimento de novos mosquitos.
Se cada morador de uma rua, de um bairro e de uma cidade fizer a sua parte, mantendo sua residência livre de depósitos que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito, certamente o controle do Aedes aegypti será mais efetivo. Como a única coisa que pode, de verdade, evitar uma epidemia de dengue é manter os níveis da população do vetor baixo, mãos à obra já!
Identifique calhas e declives no terreno e ralos que possam estar entupidos. O mesmo vale para a caixa d’água – cheque se está fechada corretamente – e para os recipientes que possam acumular água. É importante, também, colocar terra nos pratos dos vasos das plantas ou removê-los e tampar os vasos sanitários. Não esqueça de acondicionar o lixo corretamente e de deixá-lo à espera do serviço de limpeza em um local longe de animais.
Fonte: Plantão Dengue
Nenhum comentário:
Postar um comentário